Indicações bibliográficas

LIVROS INDICADOS
 
Neurociência
 
  • Neurociência- Da mente e do comportamento- Roberto Lent- Editora- Guanabara-  O livro aborda de forma bastante apropriada os vários aspectos relacionados ao sistema nervoso, mente e comportamento. Leitura fácil, excelentes ilustrações. Talvez seja esta a abordagem mais simples e objetiva dos vários livros sobre o tema. Nota-se a preocupação do autor em tentar simplificar.  Destacamos os excelentes capítulos sobre dor e sistema límbico. 
  • Neurociência Clínica- As bases neurobiológicas da saúde mental- Kelly Lambert, Graig Howard Kinsley Editora Artmed. Um livro de fácil entendimento, de leitura agradável e excelente conteúdo. Dá ênfase especial aos aspectos neuroquímicos e psicossociais da saúde mental. Não traz boas ilustrações, o que é compensado pela forma simples e objetiva dos seus textos. Destacamos os capítulos: 1- regulação da alimentação e transtornos associados; 2- Estresse e enfrentamento. 
  • Neurociências- Dale Purves e col.- Editora Artmed- Um livro bastante abrangente para os que desejam um maior aprofundamento sobre o tema. As ilustrações são excelentes e os temas são abordados de forma bastante apropriada. Destacamos os capítulos: 1- Neurotransmissores e seus receptores; 2- Sistema motor visceral; 3- Sono e vigília 
  • Psicofarmacologia- Bases Neurocientíficas e aplicações práticas- Stephen M. Stahl- Editora- Guanabara Koogan- O livro traz uma abordagem totalmente revolucionária. As ilustrações, a dinâmica, os textos e o excepcional conteúdo, fazem esse ser um livro imperdível para todos os que se interessam por neurociência, mente, comportamento e psicofarmacologia. 
 
Dor 
 
  • Dor- Princípios e Prática- Livro oficial da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor-SBED- Um texto obrigatório para todos os que militam no tratamento da dor. Aborda de forma criteriosa e abrangente os mais variados aspectos relacionados a dor: história, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. O livro traz uma característica interessante, que a priori poderia ser considerada um equívoco, mas que acaba sendo de grande valia aos seus leitores- os capítulos 12, 13, 15, 16, 17, escrito por diferentes autores, tratam basicamente do mesmo tema: mecanismos da dor. Como cada autor segue uma dinâmica própria inerente a sua forma de entendimento, o processo acaba sendo enriquecedor, pois propicia várias formas de abordagens em um mesmo livro. Para aqueles interessados na fisiologia e fisiopatologia da dor, uma excelente indicação. Recomendamos iniciar à leitura pelo capítulo “Mecanismos neurais e modulação da dor” escrito por Leda Menescau e Luís Felipe de Souza, seguindo a seguinte ordem: 2- Mecanismo encefálico da dor- Erich Talamoni Fonoff; 3- Fisiopatologia da dor- Manoel Jacobsen Teixeira; 4- Controle rostrocaudal da dor- Gerald F. Gebhart; 5-Fisiopatologia da nocicepção e da supressão da dor- Manoel Tacobsen Teixeira. No livro ainda existem mais três capítulos relacionados ao tema: 1- Mecanismos periféricos e centrais da dor orofacial e suas correlações clínicas; 2- Mecanismos psicocomportamentais em dor; 3- Dor inflamatória. 
  • Dor e disfunção Miofascial- Janet G. Travell, Davi G. Simons- Volume 1: Parte superior do corpo; volume 2: Membros inferiores. Editora Artmed. Esses livros retratam o que de melhor e mais abrangente existe em termos de dor miofascial. Indispensável para todos os que se dedicam ao tratamento da dor. Neles encontramos: 1- Uma ampla abordagem da dinâmica muscular; 2- Um estudo detalhado dos músculos mais comumente acometidos por disfunções álgicas; 3- Apropriada orientação à palpação dos músculos, suas bandas tensas e pontos gatilhos; 4- Técnicas de alongamento e fisioterapia domiciliar; 5- Orientação quanto ao correto procedimento para desativação dos pontos dolorosos miofasciais com agulhamento seco ou através de introdução de substâncias. 
  • Dor Muscular- Siegfried Mense, David G. Simons, I. Jon Russell- Editora Manole- Um livro bem interessante para aqueles que desejam se aprofundar na dinâmica dos mecanismos de surgimento e aprofundamento da dor miofascial. Nele encontramos um detalhado estudo dos vários aspectos relacionados à dor muscular e as suas várias formas de manifestação. 
  • Fármacos para o tratamento da dor- Rioko Kimiko Sakata e Adriana Machado Issy- Editora Manole.  Um dos poucos livros existentes que trata exclusivamente de fármacos para o tratamento da dor. Aborda de uma forma bastante apropriada os vários aspectos relacionados à farmacologia desses medicamentos, indo das vias de administração aos efeitos colaterais. Não deve faltar na biblioteca dos clínicos de dor. 
 
Acupuntura 
 
  • Acupuntura Médica- Um Enfoque Científico do Ponto de Vista Ocidental- Jacqueline Filshie, Adrian White. Editora Roca. Um livro fundamental ao especialista em acupuntura. Aborda de forma bastante abrangente os vários aspectos relacionados à  moderna prática da acupuntura. Destaca-se o capítulo: Efeitos analgésicos não segmentares e segmentares da acupuntura: o ponto dos meridianos 
  • Acupuntura uma avaliação científica- Edzard Ernst, Adrian White- Editora Manole. Um livro com pouco mais de 200 páginas, mas que conseque de forma bastante interessante sintetizar os vários aspectos  relacionados ao estudo dos mecanismos da acupuntura.  Destacamos dois capítulos: 1- Neurofisiologia da analgesia por acupuntura; 2- Efeitos da estimulação sensorial nos sistemas circulatório e imunológico
 
Eletroacupuntura
 
  • Eletroterapia e Eletroacupuntura- Roberto Daniel Fernández Amestoy- Na literatura mundial existem poquíssimas publicações acerca do tema eletroacupuntura. O livro do dr. Amestoy veio  a preencher uma grande lacuna existente.